LiveZilla Live Chat Software
Dezembro Laranja: Mês de combate ao câncer de pele

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou iniciativas para conscientizar os brasileiros sobre os perigos do câncer, diagnóstico e tratamento. Uma das iniciativas é o dezembro laranja, o mês de prevenção ao câncer da pele que possui características que eu denomino de “os três mais”:

 

1- É o mais comum (não melanoma)

2- O mais agressivo de todos os cânceres (melanoma)

3- O mais fácil de se prevenir.

 

Dividimos o câncer da pele em dois grandes grupos: o grupo não-melanoma e o grupo melanoma. Dentro do grupo não-melanoma, ainda subdividimos em dois subgrupos: o do tipo carcinoma espinocelular e o do tipo basocelular. O mais grave deles é o melanoma, o qual é bastante agressivo. Se o diagnóstico não for precoce, o melanoma pode levar o paciente a morte, devido a metástases em outros órgãos. Os de comportamento menos agressivo é o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. Nestes dois últimos tipos, na maioria das vezes (95%), o tratamento cirúrgico já é suficiente para cura.

 

Já no caso do melanoma, vai depender em que estágio ele está no momento do diagnóstico para se estabelecer o melhor tratamento. Dentre as modalidades terapêuticas se encontram cirurgia, quimioterapia e raramente radioterapia. Mesmo naqueles casos em que o tratamento é apenas cirúrgico, o câncer de pele traz grandes prejuízos ao paciente, sejam eles de origem estética ou até mesmo prejuízos funcionais, comprometendo a mobilidade de determinada parte do corpo, amputações, etc.

 

Podemos concluir então que a melhor forma de tratamento é a PREVENÇÃO. Consulte seu dermatologista periodicamente, pergunte a ele, tire suas dúvidas, mostre todas as suas lesões de pele ou pintas. Evite o sol, e em caso de ambientes abertos procure a sombra, ela sempre ajuda! Use roupas com fator de proteção solar (FPU), chapéu e óculos.

 

Use e abuse do filtro solar, ele é o melhor amigo da sua pele. Dê preferência a filtros solares com FPS de no mínimo 30 e reaplique-o a cada 2h e sempre que molhar, nadar ou transpirar excessivamente.

 

Lembre-se que, além da exposição solar, o câncer da pele pode ter causas de origem genética, portanto, apesar de ele ser mais frequente nas peles mais claras (que tem menos proteção natural ao sol, menos melanina), ele está presente também na pele morena ou negra. Então as dicas acima valem para todo mundo, para todos os tipos de pele, todas as raças ….

 

whatsapp-image-2016-12-01-at-17-57-49

 

Dra. Elen Rose R. Teixeira

Dermatologista – CRM: 50889

Consultório: Rua Santo Antônio, 420, 5°andar, sala 502, centro

Divinópolis/MG

Contatos: (37) 3216-4001 / (37) 9.9956-6467

 

Contatos:
Rua Rio de Janeiro, 259
Centro – Divinópolis – MG. Cep 35500-009
Telefax: (37) 3221 0787
Farm. Resp.: Flavia Penaforte CRF-MG: 13116
E-mail: botanicals@farmaciabotanicals.com.br
Aplicativo Botanicals
Botanicals 2014 © Todos direitos reservados.