LiveZilla Live Chat Software
FUJA DAS DORES DO INVERNO… FAÇA PILATES!

No inverno geralmente ocorre aumento das queixas de dores articulares e musculares. Isso acontece devido às terminações nervosas nesta época de frio se tornarem bem mais sensíveis. A postura adotada em períodos com baixa temperatura também pode favorecer o surgimento de dores musculares, pois na tentativa de fugir do frio mantemos uma postura mais encolhida gerando assim aumento de tensão na musculatura. Entre as alterações relacionadas ao aumento das dores no inverno, também encontramos como causa a constrição vascular, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos, causando elevação das queixas de dores nos membros inferiores principalmente naquelas pessoas que sofrem de problemas circulatórios.

 

O remédio para a maior parte das queixas está no alinhamento postural, que ajuda a prevenir as dores, fazendo com que os músculos funcionem de maneira adequada e prevenindo o excesso de tensão no corpo. Exercícios de alongamento muscular e trabalho de mobilidade também são muito bem-vindos para proporcionar menor acúmulo de tensão muscular.

 

Outra vantagem da prática de atividade física no inverno, está relacionada ao emagrecimento que aliado à dieta equilibrada, se torna mais propício, pois há o aumento do metabolismo, já que o corpo precisa produzir mais energia para se manter aquecido.

 

Praticar exercício é bom, mas Pilates é melhor ainda! A prática do método proporciona todos os benefícios citados acima: alinhamento postural, alongamento e fortalecimento muscular, mobilidade articular e definição da musculatura. Tudo isso gera benefícios, por exemplo, redução das dores comuns nesta época e também dores crônicas, prevenindo possíveis tensionamentos, diminuindo os desconfortos musculares e proporcionando mais saúde e bem estar. Outro benefício é o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

 

Pilates também nos traz benefícios no aspecto psicológico através do aumento da disposição, da concentração, melhora da auto estima e sensação de bem-estar. Com a prática regular, duas ou três vezes por semana, em apenas um mês já é possível sentir o corpo mais forte, equilibrado e com diminuição de dores e desconfortos gerados pelas tensões musculares. Agora, se o objetivo é ficar com o corpo definido, os resultados demoram um pouco mais, em torno de 3 a 6 meses, dependendo do desempenho, do tipo físico e também da rotina alimentar de cada indivíduo. Não deixe que o frio tire sua rotina de atividade física. Faça uma sessão experimental de Pilates e descubra as maravilhas que o método pode lhe proporcionar!!!


LE

Letícia Alves Silva

Fisioterapeuta

Clínica Versally – Saúde e Bem Estar

Rua Rio de Janeiro, 426, Centro- sala 814, Divinópolis/MG

Contatos: (37) 3071-1060 (37) 9.9826-9435

Contatos:
Rua Rio de Janeiro, 259
Centro – Divinópolis – MG. Cep 35500-009
Telefax: (37) 3221 0787
Farm. Resp.: Flavia Penaforte CRF-MG: 13116
E-mail: botanicals@farmaciabotanicals.com.br
Aplicativo Botanicals
Botanicals 2014 © Todos direitos reservados.