LiveZilla Live Chat Software
Nutrição Esportiva: Problemas relacionados ao ganho de massa

Você está fazendo dieta, treinando, bebendo água, suplementando e mesmo assim não vê aumento de massa muscular? Talvez o seu problema seja a disbiose intestinal! Cada dia surgem mais estudos relacionando a nossa saúde intestinal com a performance física e esportiva. Já é bem sabido que um intestino em pleno funcionamento exercendo de forma adequada seu papel na digestão e absorção dos nutrientes é fundamental para a promoção e manutenção da saúde do indivíduo.

 

Quando associamos esse fato a prática esportiva fica mais claro a necessidade de promover, a partir da alimentação e suplementação adequadas, a integridade fisiológica e funcional do trato gastrointestinal favorecendo assim que a digestão, absorção e aproveitamento dos nutrientes seja eficiente e promova um bom resultado tanto na estética corporal como na performance esportiva.

 

O quadro de disbiose é caracterizado pelo desequilíbrio da flora intestinal e pode se instalar em pessoas que apresentam maus hábitos alimentares (consumo de industrializados, refinados, excesso de açúcares), baixo consumo de água, baixo consumo de fibras, uso de medicamentos e estresse.

 

Além disso, associado a disbiose, é muito comum o comprometimento da integridade da parede intestinal que aumenta a permeabilidade e diminui a barreira natural que nosso corpo tem contra substâncias nocivas, permitindo a passagem das mesmas e podendo assim interferir diretamente no nosso sistema imunológico. Quando temos esses dois quadros instalados no nosso organismo teremos uma grande dificuldade de absorção e aproveitamento dos nutrientes ingeridos tanto pela dieta quanto pelos suplementos, e portanto não teremos os resultados esperados.

 

A avaliação e tratamento desse quadro deve ser feita pelo nutricionista o quanto antes para que assim a dieta seja eficiente. Alguns sinais de disbiose são: desarranjo intestinal (ora muito preso, ora muito solto), excesso de gases, distensão abdominal, crises alérgicas frequentes (tanto respiratórias quanto dermatites), constipação intestinal.

 

Se você vem seguindo um bom planejamento alimentar juntamente a atividade física sem resultados expressivos e desconfia que esteja com disbiose intestinal procure a ajuda de um nutricionista para que ele inicie o tratamento. Além de tratar pela alimentação o uso de bons probióticos podem resolver esse problema. Cuide bem do seu intestino e verá bons resultados estéticos e na sua performance. Tenha um nutricionista para chamar de seu!

 

Angélica Silveira Lima

 ANGÉLICA SILVEIRA LIMA

 Nutricionista – CRN 8072

 Pós graduada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional

 Pós graduada em nutrição esportiva funcional

 Consultório: Av. Primeiro de Junho, 420, sala 205. Divinópolis/MG

 Telefones: (37) 3214-8632/99937-4096

[newsletter_signup_form id=0]

Contatos:
Rua Rio de Janeiro, 259
Centro – Divinópolis – MG. Cep 35500-009
Telefax: (37) 3221 0787
Farm. Resp.: Flavia Penaforte CRF-MG: 13116
E-mail: botanicals@farmaciabotanicals.com.br
Aplicativo Botanicals
Botanicals 2014 © Todos direitos reservados.